27 de março de 2015

O monstro, o Cisne e o Caramujo

"Era uma vez,  lá no meio do mato, surgiu uma criatura muito feia, mas tão feia que asquerava medo e tremor em quem a avistasse.    Preocupada com o isolamento e rejeição em que vivia devido a sua aparência, saiu a procura da casa de um homem, na cidadezinha ali perto, pois ele tinha a fama de transformar qualquer criatura que ali se submetesse. Como não tinha mais nada a perder, chamou mais alguns amigos que se achavam naquela mesma situação e juntos, se entregaram a essa nova e enigmática possibilidade..."   (continua no final da postagem)


-A cabaça-jacaré produz um fruto muito exquisito. Dentre todos a quem apresentei essa cabaça exótica,  a maioria expressou sentimentos de asco e repulsa, tal a sua estranheza .

a exquisita Cabaça-jacaré  em minha mão













Uma criatura um tanto feia.

A estranha cabaça-jacaré já seca, em minha mão

Quando a vi pela primeira vez, minha impressão não foi diferente. Aquelas dobras me lembraram algo bem incômodo, como a pele queimada de um animal !

Detalhes tortuosos da cabaça jacaré

Ao exibir a novidade para os amigos, escutei os nomes mais assombrosos que se possa atribuir:   "bizarro, sinistra, do terror, asquerosa, quase horripilante, exquisita, tá vivo? Isso morde? Tem veneno?"... e o observador mais bonzinho apelidou-a de jurássica.


Cabaça-jacaré e seu estranho perfil









Mas depois da surpresa inicial, pelo encontro com a estranha criatura, o senso artístico e prático prevaleceu e em frações de segundo  revelou-me outras formas que dali saltaram.  Com aquele estranho fruto nas mãos, divagava os olhos por entre aquelas dobras desconhecidas, aquelas saliências e aqueles talos se esticando feito um pescoço...



Duas cabaças-jacaré verdes, recém colhidas


E logo passei a entrever outras imagens, outros espectros formando novos padrões visuais.   Então esses novos padrões começaram a se delinear e em seguida vi se formarem outras criaturas completamente novas e distintas daquela figura tosca que eu estava observando...



cabaças-jacaré sendo transformadas



cabaças-jacaré sendo transformadas



É o momento em que a imaginação se impõe á realidade, transformando aquelas figuras de aparência grotesca em seres completamente diferentes delas. Novas figuras com linhas singelas, harmoniosas  e cheias de graça....


cabaças-jacaré sendo transformadas



Já no atelier, com a ajuda de massa biscuit, pincel e tinta, foi fácil trazer ao primeiro plano, essas figuras que vislumbrei. Figuras imaginárias emergentes de memórias profundas, suponho...


Cisne feito a partir de cabaça-jacaré
Dois belos caramujos a partir de cabaças-jacaré









Tres graciosos cisnes na grama, feitos a partir de cabaças-jacaré




Dois simpáticos caramujos na grama, feitos a partir de cabaças-jacaré



3 cisnes e 2 simpáticos caramujos na grama, feitos a partir de cabaças-jacaré



... e foi assim que pouco tempo depois, as monstruosas criaturas-cabaças foram transformadas em uma família de cisnes charmosos e uma dupla de simpáticos caramujos.  O homem logo os vendeu para a dona de um belo jardim, aonde  foram morar sob os olhares adimirados de quem por ali passasse. 

E foram felizes para sempre. 
He, he, he.


Tres cisnes no belo jardim, feitos a partir de cabaças-jacaré
Foto ilustrativa


Mais detalhes sobre os Cisnes          Mais detalhes sobre os Caramujos








26 de março de 2015

Tento-Carolina, o Olho de Dragão

Adenanthera pavonina
muitas sementes vermelhas de tento-carolina
 Originária da Ásia tropical (Malásia e sul da Índia), esta árvore da família das leguminosas foi trazida para as Américas para ser introduzida no paisagismo urbano, em regiões de clima tropical (Costa Rica, Honduras, Cuba, Jamaica, Porto Rico, Trinidad, Tobago, Venezuela, Estados Unidos e Brasil, onde propagou-se bastante no bioma caatinga). Na China é tida como símbolo do amor e denominada feijão-do-amor-mútuo, sendo um recorrente indicador do cortejo amoroso. Possui diversos nomes atribuídos pelas populações locais conforme a região:  coral de madeira, flor do pavão, ôlho de dragão, sândalo vermelho, tento-carolina, etc..  No Brasil é conhecida como  manjelim, olho de pavão,  cássia-brasil, semente de coral  e outros



pé de tento carolina em avenida movimentada
Tento-carolina da rua Guilhot Rodrigues -Resende RJ, um dos 9 pés que encontrei

pé de tento-carolina em rua de Resende-RJ
Tento-carolina na rua João Pessoa -Resende RJ
Dada a beleza desta árvore, é amplamente utilizada em paisagismo e ornamentação urbana, explicando por si só a sua disseminação pelos continentes. Pode atingir 20 metros de altura e em seus países de origem tem uso agroflorestal na adubação verde, como também suas folhas ainda novas são servidas ao gado como forragem e se cozidas, servidas na alimentação humana. Sua madeira é extremamente dura e muito utilizada na indústria moveleira e construção civil. Sendo madeira de coloração vermelha fornece um corante desta cor, um dos motivos pelos quais também é conhecida em nosso país como falso pau brasil. Também é considerada como planta daninha invasora em muitos países para onde foi levada, como no estado da Flórida-USA, onde ficou proibido o seu comércio e cultivo. Suas sementes, bem como as folhas e casca da árvore, também encontram uso fitoterápico, fornecendo vários alcalóides e de comprovado efeito anti-inflamatório.

galho de tento-carolina (Adenanthera pavonina) com sementes sobre avenida
Tento-carolina da rua Guilhot Rodrigues -outro ângulo




Flores de tento-carolina (Adenanthera pavonina)
Flores

Tenho visto vendedores do Mercado Livre anunciarem essas sementes como pau-brasil. O verdadeiro pau-brasil é uma outra espécie, a Caesalpina echinata.  Pertence a mesma família do tento, mas o motivo da confusão é que ambas produzem uma substância vermelha em sua madeira que serve pra fazer corante. Mas a semente do pau-brasil é marrom e mole, completamente diferente.

Sementes de pau-brasil

Entretanto os vendedores mais informados estão optando chamá-la de falso-pau-brasil. A discrepância pareceu aumentar quando encontrei outro anunciante  a chamando de sibipiruna, outra árvore da família porém mais distante ainda do tento-carolina.

Favas verdes e secas de tento-carolina (Adenanthera pavonina), exibindo sementes.
Suas vagens podem permanecer dependuradas até a época da frutificação do ano seguinte

Mas a característica pela qual a cito, é a beleza de suas sementes, de um vermelho intenso, brilhante e muito duras, ideais para uso como contas, em diversos acessórios. Entretanto cabe aqui um alerta pois essa semente é dotada de alguns princípios ativos causadores de irritação e alergia na pele que já surpreendeu muitas usuárias de biojóias. Além do contato direto, os efeitos alérgicos são sentidos também quando inalados, por  estarem normalmente muito próximas das vias respiratórias, devendo obrigatóriamente passarem por um tratamento afim de isolar esse contato direto com o corpo humano.

semente de tento-carolina (Adenanthera pavonina) caída sobre folhas mortas
Seu brilho dispensa o polimento

Instrumento de percussão Shekerê feito com sementes de tento-carolina
Xequerê ou Agbê

Colar e brinco feitos a partir das sementes de tento-carolina e bambú
Conjunto Colar e brinco


Há pouca informação sobre esta espécie nos sites brasileiros . Melhor referência:  http://www.cabi.org/isc/datasheet/3209



Descubra curiosidades surpreendentes sobre a vida e a utilidade das sementes empregadas no GeoAtelier